segunda-feira, 22 de abril de 2013

Experiências


                                             Cabeças de relva

Construímos na nossa sala os cabeças de relva, uns amigos muito divertidos que necessitam de muito cuidado. Aqui vos mostramos o que precisam para construírem os vossos cabeças de relva:

Material:
·  1 meia de vidro velha;
·  2 colheres de sopa de sementes de relva;
·  Terra fresca;
·   1 copo de iogurte;
·   Água;
·   2 olhos (podem ser botões, pioneses, entre outros);
·   Marcador permanente;
·   Papeis coloridos (ou outro material para decoração).


Procedimento:
1. Coloca as sementes de relva dentro da meia e enche o resto da meia com a terra.
2.  Dá um nó na meia de forma a que, a terra dentro dela forme uma bola, não cortes o tecido restante.
3.  Cola os olhos e desenha a boca no boneco. Sugestão: podes colocar um nariz, orelhas, sardas... dá aso à tua imaginação. Cuidado, o nó deve estar sempre para baixo.
4. Procede da mesma forma com o copo, decora à tua vontade;
5Enche metade do copo com água e coloca a cabeça do boneco em "cima do corpo" de forma a que, o resto do tecido da meia que não cortaste funcione como pavio por onde a água chega às sementes.

Vejam a evolução dos nossos cabeças de relva… São lindos não são?








Germinação de sementes

Com o objetivo de identificar a influência de alguns fatores ambientais (água) na germinação de sementes, realizamos uma experiência. 

Os resultados são incríveis, vejam e experimentem... 

Material:
Sementes
- Copos de plástico
- Rolos de papel higiénico


Procedimento:
1. Colocar 3 sementes num copo de plástico juntamente com o rolo de papel higiénico;
2. Colocar 3 sementes num outro copo de plástico juntamente com o rolo de papel higiénico;
3. Adiciona um pouco de água num dos copos;
4. Anotar o dia de início da experimentação, para se poder medir o tempo necessário à germinação de cada semente.













Germinação do feijão


Surgiu na nossa turma uma questão-problema: “De que necessitam as plantas para sobreviverem”.  Com o objetivo de respondermos à questão, a professora estagiária Rute propôs que realizássemos a experiência da germinação do feijão. Se semeássemos algumas sementes de feijão e as sujeitássemos a diferentes condições podíamos verificar quais as condições essenciais, primeiro à sua germinação e depois ao seu desenvolvimento.

De que precisamos?
· Quatro copos de iogurte;
·  Terra;
·  Sementes de feijão/milho;
·  Água.

Como fazer?
Vamos dividir por copos. Em dois dos copos realiza o seguinte procedimento:
1. Coloca a terra no fundo do copo;
2. Coloca algumas sementes na terra;
3.  Rega;
4. Depois do procedimento estar completo vais colocar um copo num local bem iluminado (perto de uma janela será o local mais indicado) e, outro copo num local bem escuro, onde a semente não receba luz.

No terceiro copo irás fazer da seguinte forma:
1. Coloca a terra no fundo do copo;
2. Coloca a semente na terra;
3. Coloca o teu frasco num local bem iluminado, perto de uma janela será o local mais indicado.

No último copo faz o seguinte:
1. Coloca um pouco de água no fundo do copo;
2. Coloca a semente na água;
3. Coloca o teu frasco num local bem iluminado, perto de uma janela será o local mais indicado;
4. Agora, depois do procedimento realizado deves elaborar para cada copo um cartão de identificação e registo para que possas ir registando a evolução das sementes do feijão.













Filtração

Tentando responder à questão problema, "Como limpar a água?", realizamos uma experiência com o objetivo de se conhecer processos do uso de tratamento e obtenção de água potável. Numa garrafa com água estarão terra e folhas secas. Essa água representa a água de lagos e rios, o que vamos realizar é a filtração dessa água e verificar os resultados.

Procedimento:


 Vira a garrafa de 2 litros ao contrário. Na parte que fica para baixo coloca algodão de forma a fechares a garrafa.
Depois, põe algumas pedras pequenas sobre o algodão e em cima dessas pedras coloca areia.
 Despeja lentamente a água da garrafa dentro da garrafa cortada, fazendo-a passar pela areia. Por fim, compara a água antes e depois da experiência.

Experimentem... Resulta mesmo... 







 Capacidade e Massa


            Nós, os 22 passaritos, realizamos uma atividade experimental sobre a capacidade e a massa. Numa primeira fase, respeitante à experiencia sobre a capacidade pretendíamos verificar a conservação da capacidade em diferentes recipientes. Inicialmente despejamos um garrafão de 5litros em 5 garrafas de litro todas iguais. De seguida as garrafas de litro foram despejadas em 10 garrafas de meio litro diferentes, posteriormente, as garrafas de meio litro foram despejadas em 23 copos de plástico.
Concretização da segunda parte da experiência referente à Massa: nesta atividade foram pesados diferentes materiais em distintas balanças e nós, os passaritos, tivemos que verificar e comparar as diversas medições.
Não esquecendo que debatemos nesta atividade é a diferença entre peso e massa.
Foi uma forma diferente e divertida de aprendermos novos conteúdos.





Pega-Monstros

·          Faz o teu próprio pega-monstros tal como os passaritos. Aqui fica o protocolo...

Divirtam-se!

      Materiais: Copo;  Cola;  Água;  Borato de sódio; Pau de gelado; Corante; Medidor.
     
     Procedimento:
1.Num copo adiciona 15 ml de cola líquida;
2.Adiciona de seguida 2 ml de solução corante e mexe tudo muito bem com o pau de gelado;
3.Junta 10 ml de água e continua a agitar;
4.Adiciona, aos poucos, 3 ml de solução de borato de sódio e agita até obteres um gel viscoso;
5.Puxa o pau de gelado para fora do copo e segura o teu pega-monstros com as mãos;
6.Tenta dar forma ao teu pega-monstros.







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